Quais os sinais de que você está perdendo o controle financeiro? Veja os 5 principais sinais

Como você está lidando com o seu dinheiro? Muita gente acha que tem tudo sob controle, quando, na verdade, suas finanças já não andam bem faz tempo. Se este é o seu caso, continue lendo esse post e confira alguns sinais de que você está perdendo o controle financeiro.

Publicidade

São pequenos detalhes do dia a dia que mostram como você tem lidado com suas despesas e rendimentos. Confira!

Confira os 5 sinais de que você está perdendo o controle financeiro

O salário acaba antes do fim do mês

Um dos sinais de que você está perdendo o controle financeiro é o seu salário não durar o mês todo. Isso quer dizer que uma ou mais despesas estão maiores do que deviam.

Quais os sinais de que você está perdendo o controle financeiro? Veja os 5 principais sinais

Por isso, o primeiro passo é investigar o porquê isso está acontecendo. Faça um levantamento das suas despesas e anote todos os seus gastos diariamente.

O cartão de crédito se tornou indispensável no dia a dia

Mais um dos sinais de que você está perdendo o controle financeiro é o cartão de crédito ter se tornado indispensável.

Esse é um dos grandes vilões dos brasileiros, inclusive, é ele que leva muita gente a “sujar o nome”.

Isso acontece porque muita gente encara esse meio de pagamento como uma extensão do salário. Mas isso é um erro.

O cartão de crédito é uma alternativa que deve ser usada apenas para situações emergenciais. Sendo assim, avalie quais despesas podem ser retiradas do cartão de crédito, como supermercado, lojas de roupas, entre outras, para evitar o acúmulo de dívidas em seu cartão e acabar perdendo o controle das suas finanças.

Você usa o cheque especial com frequência

Sem sombra de dúvidas esse é um dos sinais mais alarmantes. Usar o cheque especial com frequência é sinônimo de que você está gastando mais do que ganha, e isso é extremamente perigoso.

O cheque especial é uma das linhas de crédito com maior taxa de juros. Você pode ter que pagar facilmente até 800% de juros ao ano.

E o problema de usar essa linha com frequência é que, caso ocorra algum imprevisto, você não terá qualquer outra forma de conseguir um dinheiro urgente.

Por isso, verifique quais contas podem ser reduzidas para que seja possível deixar de usar o cheque especial.

Está quase ficando negativado

Esses também é um dos sinais de que você está perdendo o controle financeiro mais alarmantes. Ficar negativado é um dos extremos que ninguém gosta de estar.

Se você atrasa as suas contas até o último dia antes de entrar no SPC ou Serasa, então você está perdendo o controle. Esse tipo de situação também prejudica o seu Score, que é levado em consideração por várias lojas e instituições financeiras.

Você não ter nenhuma reserva para emergências

Se você não tem reserva de emergência, então precisa urgentemente melhorar o controle das suas finanças. Não tem um fundo do gênero é um grande problema.

Isso porque, se você tiver qualquer imprevisto, por menor que seja, poderá entrar em uma dívida gigantesca por não ter a reserva.

Identificou alguns desses sinais de que você está perdendo o controle financeiro? Então é melhor sentar e avaliar suas despesas e rendimentos com mais calma para se organizar.

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *